Skip links

“Pense dentro da caixa” | Como desenvolver sua criatividade

Pode parecer que não, mas pensar dentro da caixa tem tudo a ver com criatividade.

Num primeiro momento esse título pode  até parecer um tanto controverso, mas sim, foi isso mesmo que eu quis dizer. Mas é claro, tem toda uma explicação plausível pra essa afirmação e como eu cheguei nessa conclusão, então vamos lá:

A maioria dos empreendedores, coachs, influencers e gurus da internet em geral pregam que você deve pensar fora da caixa, ser inovador, seguir caminhos nunca antes seguidos, ir além…

E de certa forma eles estão certos, mas….

Pra você ir além, é necessário ter plena consciência de onde você está agora; pra correr é necessário antes caminhar; pra chegar no nível avançado é necessário antes dominar o básico; pra inovar é necessário estudar como as coisas normalmente são feitas. E por aí vai…

Dessa forma, pra você se libertar, atingir seu ápice criativo e finalmente pensar fora da caixa, é preciso antes pensar dentro da caixa. Isso quer dizer que é necessário conhecer bem o ambiente que você vive, o nicho que você atua, o público que você atende e a solução que você oferece, antes de se aventurar em terras desconhecidas.

É necessário conhecer melhor a estrutura, os fundamentos, as regras, as limitações e as ferramentas essenciais que abrangem determinada área de conhecimento que você possui interesse, para que então você dê novos passos e consiga avançar na sua jornada criativa.

É dando fortes braçadas no oceano vermelho que se chega ao oceano azul. (Referência a leitura mais relevante da minha graduação até o momento, o livro A Estratégia do Oceano Azul, de Renée Mauborgne e W. Chan Kim).

E é por isso eu creio que a famigerada caixa da criatividade deva ser aberta de dentro pra fora, com calma e com certa cautela.

As lâmpadas sempre foram vistas como símbolo da criatividade, mas por quê?
As lâmpadas sempre foram vistas como símbolo da criatividade, mas por quê?

Às vezes a sua ideia só é “inovadora” porque ninguém antes de você foi burro o suficiente pra considerar aquilo. E às vezes a sua ideia é de fato inovadora e você deve depositar sua fé e seus esforços na execução da mesma.

Bem, os dois casos acontecem, então é importante sempre considerar as possibilidades.

Dessa forma, pense sim fora da caixa, elucide soluções criativas, siga um caminho contra a maré e rumo a inovação…

Mas antes disso se prepare pra jornada com o máximo de informação, conhecimento e networking que você puder, pra que a sua trajetória seja o menos frustrante possível.

Esse artigo é a extensão do meu post de mesmo título no Instagram da minha agência de marketing, a Wyasi | Marketing Criativo, e você pode conferir a publicação original clicando aqui. Já aproveita e segue a gente também!

Deixe um comentário